TDAH: Dificuldades de Aprendizagem na Escola

O que o TDAH e a dificuldade de aprendizagem têm a ver? Muitos pais e profissionais se perguntam isso, mas antes é importante saber como funciona o ambiente da escola. Esse espaço é sistematizado, organizado; as informações dentro do meio escolar são estritamente articuladas e apresentam um grau de complexidade que vai do simples para o mais denso.

O que uma criança com TDAH tem?

Ela demonstra uma dificuldade em prestar atenção ao que é exposto e, diante desse sistema escolar, a criança precisa de dois tipos de concentração: a seletiva e a sustentada. Vale dizer que o pequeno não consegue equilibrar esses dois lados, pois ela tem uma grande oscilação de atenção. O resultado, então, é a distração. O aprendizado fica defasado por conta disso.

Diferença entre o TDAH combinado e o desatento

O TDAH combinado é aquele que tem a hiperatividade e a impulsividade associada. Já o desatento é o caracterizado pela falta de atenção. Qual desses é mais prejudicial à vida escolar? O segundo tipo apresentado. O perfil desatento é mais propenso a ter dificuldades pedagógicas, com problemas de leitura, alfabetização, entre outros.

TDAH em dados científicos

Um estudo da pesquisadora Susan Meyers (2000) aponta que 65% das crianças com TDAH apresentam dificuldade de leitura, escrita e cálculo.

Segundo artigo publicado pela Dra. Rosemary Tannock, em 2016, o TDAH desatento tem 40% mais dificuldade em matemática, 90% em leitura e 80% dificuldade em escrita. Já o TDAH combinado apresenta os seguintes dados: 20% de leitura, 40% de escrita e 30% de matemática.

Quais são as dificuldades escolares que o TDAH apresenta?

De acordo com Tannock (2016) O TDAH é lento na velocidade e no processamento. A criança apresenta um ritmo diferente das outras. É importante salientar que os pais têm o peso considerável na vida dos filhos, ou seja, é preciso ter paciência e estimular o raciocínio do pequeno.

Além disso, o pobre processamento ortográfico é outra característica. A criança que demonstra isso deve ter um acompanhamento metódico dos pais e profissionais para que a habilidade de leitura e escrita seja satisfatória.

O déficit de habilidade fonológica é outro item que caracteriza o TDAH. Eles confundem o som por não ter atenção. Falemos as palavras de maneira correta e de forma que a criança entenda.

Pouca compreensão de leitura. O que fazer?

Pouca compreensão de leitura. Isso acontece porque eles decodificam as palavras ou entendem o que as palavras e os textos estão dizendo. A melhor maneira é ler o texto para o seu filho e explicar parágrafo por parágrafo.

Não exija uma leitura corrida até que a criança consiga desempenhar uma fluência. Se você quiser ler antes, faça. Depois peça para que seu pequeno leia.

Distração

Distração e sonolência são traços que o TDAH pode apresentar. O que fazer então? Na sala de aula, tente mudar o tom de voz e despertar a atenção. Em casa também. De forma que envolva o aluno e procure animá-lo.

O que vocês têm de fazer com a criança com TDAH, além de procurar ajuda profissional?
Simplesmente evitar que a criança erre. Falem para ela como deve ser feita suas lições. Esteja do lado dela, monitore e dê instruções objetivas para que o pequeno consiga acertar. Lembre-se sempre que o auxílio de uma equipe multidisciplinar é imprescindível.

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Comments 12

  1. Excelente, vocês arrasam nas publicações e nos vídeos, ainda não conhecia o trabalho de vocês, mas quando conheci me apaixonei. Não paro de ler e ver os vídeos. Estou amando.

    Parabéns!!!!

  2. Boa tarde queria um indicação de neuropediatra em tdah em São Paulo estou desde de fevereiro recebendo reclamação da escola do meu filho de 9 anos, e diante dos relatórios da escola ele tem tdah , mas já procurei dois neuropediatra um prescreveu venvanse em menos de cinco minutos de conversa e o outro prescreveu risperidona mas nenhum leu o relatório enviado pela escola, fiquei com medo de estar medicando meu filho de forma errada e queria passá-lo em um neuro mais atencioso obrigada desde ja.

    1. NeuroSaber Responde
  3. Quais profissionais são indicados para ajudar a criança que tem TDAH no aprendizado escolar.

    1. NeuroSaber Responde
    1. NeuroSaber Responde
  4. Já é 4 escola que meu filho passa. E não consegue se concentrar e nem fazer tarefas. Não sabe ler e nem escrever. Tem 9 anos esta terceira série já passou por fono,psicóloga . Passa pela psicologa uma vez por mês. Mas ele está pedido ajuda mamãe quero ler e escrever. As crianças dao risada de mim. Por estou aqui como faço pra ele ser assistido por uma psicopedagoga público?

    1. NeuroSaber Responde
  5. Uma criança com 7anos que nao apresenta dificuldade na aprendizagem, tem bom racíocinio, percebe seus erros…mas que é distraída, desorganizada….ela pode ter deficit de atenção?

    1. Adriana Matias

      Olá Cristina ,
      lei não permite nenhuma orientação ou avaliação online sem acompanhamento pessoalmente , cada pessoa é um caso por esse motivo ideal é passar por uma avaliação para ter uma reposta de forma assertiva e responsável .

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